Qual a importância de Otimizar o SEO do meu Site?
Até a popularização do Google, as ações de SEO se limitavam ao envio do site aos buscadores e otimizações on-page, como a inclusão (e repetição) de palavras-chave no conteúdo. Já com a popularização do Google, os profissionais de SEO começaram a olhar mais para a métrica de links, muito importante para o buscador. Foi assim que surgiram as estratégias de link building, explorando tanto técnicas legítimas para obtenção de links quanto práticas mais obscuras, focadas somente em melhorar a avaliação do site, independentemente da qualidade. Essas técnicas de manipulação do ranking, que englobavam tanto essas práticas de troca de links mediante um pagamento junto com outras, como o uso de conteúdo oculto e conteúdo duplicado nas páginas, ficaram conhecidas como Black Hat SEO (acesse o post completo sobre o tema para conhecer quais eram as principais técnicas). ATENÇÃO: hoje essas técnicas são vistas como prejudiciais para qualquer página na internet já que o algoritmo do Google consegue identificar quando são utilizadas. Por isso, use nossas dicas para entender o que NÃO fazer.
Foi em 2000 também que a Google Toolbar foi lançada para o Internet Explorer, que apresentava o PageRank dos sites, de 0 a 10. Isso tornou as técnicas de link building mais mensuráveis e populares. No mesmo ano, os resultados orgânicos do Google receberam companhia: o Google Ads foi lançado, incluindo resultados patrocinados, que permanecem nos resultados de pesquisa até hoje. Os anúncios pagos são os primeiros que aparecem nos resultados de busca do Google e de outras ferramentas de pesquisa. Primeira atualização do algoritmo do Google mudou o SEO Após anos de otimizações de sites, geração de links e muita manipulação do ranking com técnicas Black Hat, em 2003 foi lançada a primeira grande atualização do seu algoritmo, chamada de Florida, que mudou o SEO para sempre.
Segundo Gord Hotchkiss, o Florida era um filtro aplicado nas pesquisas com base comercial, identificadas pelo uso de palavras-chave específicas. Ele limpava muitos dos sites que anteriormente preenchiam o ranking. Em vários testes, a ferramenta removeu 50 a 98% dos sites listados anteriormente. O alvo eram sites afiliados, com domínios que continham palavras-chave e com uma rede de links apontando para a página inicial do site. Quando lançada, a atualização gerou revolta nos comerciantes, que tinham nos sites afiliados sua principal fonte de tráfego (e vendas).
Apesar do impacto da atualização, os resultados foram positivos, com sites de mais qualidade sendo lançados, varejistas investindo mais no próprio site e melhorando os resultados da pesquisa. Essa foi apenas a primeira atualização do Google. Nos anos seguintes novas atualizações foram lançadas, sempre com objetivo de diminuir os resultados ilegítimos apresentados pelo buscador e melhorar a qualidade das buscas.
SEO morreu?
Desde o Florida, em cada atualização lançada pelo Google também são divulgadas várias especulações sobre a morte do SEO. Porém, a otimização de sites para os mecanismos de buscas vai muito além de técnicas questionáveis que visam manipular os resultados exibidos pelo Google, que são penalizadas e extintas com as atualizações.
Técnicas de SEO devem ser feitas visando alcançar o usuário entregando a resposta que ele procura com o formato ideal, oferecendo a melhor experiência possível no ambiente da marca e seguindo as diretrizes dos buscadores. Por isso, a tendência é que sua relevância aumente com o passar do tempo para qualquer empresa.